Psicóloga, especialista em Neuropsicologia, doutoranda e mestre em Psicologia pela PUC-Campinas, com experiência docente em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (PUC PR e PUC-Campinas) nas áreas de neurociência aplicada, saúde mental e processos cognitivos. Atuação na clínica e no contexto escolar utilizando a arte. Revisora da revista científica Estudos de Psicologia (Campinas) (Qualis A1) e contribui ativamente para a formação crítica e ética de futuros psicólogos.
Todos os artigos aqui são de cunho acadêmico e passaram pela avaliação de pares (peer review). Para acessar a publicação na íntegra basta clicar no
Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola
2022 - Português - Psicologia Escolar - Coletivo Adolescentes
Animes and Mangas: work Oshi no Ko as a medianting instrument of a Critical Practice in Psychology. International Journal of Arts and Social Science
2025 - Inglês - Teórico Reflexivo
Reflexês sobre as Violências e as diferenças no Contexto Escolar Utilizando Animes
2024 - Português - Psicologia Escolar - Coletivo Adolescentes
Animes e Mangás na Escola: Atuações Críticas da Psicologia escolar.
2023 - Português - Psicologia Escolar - Coletivo Adolescentes
Animes, Mangás, Psicologia e Educação: Revisão Integrativa.
2023 - Português - Revisão da Literatura
Arte e Psicologia: A Colagem como Instrumento de Trabalho do Psicólogo.
2023 - Português - Teórico Reflexivo
Para outras publicações clique no botão abaixo
É idealizadora do PraPsi Procedimento Norteador de Práticas Psicológicas Mediadas por Materialidades Artísticas no Contexto Escolar que ferramenta gratuita que articula fundamentos da Psicologia da Arte e da pesquisa-intervenção-arte na construção de práticas avaliativas e interventivas voltadas ao coletivo.
Para acessar a cartilha explicativa sobre o recurso clique no botão abaixo
Atuações do psicólogo escolar mediadas pelos quadrinhos e animações para a elaboração
dos silêncios (título provisório)
Algum dos seus trabalho relacionando animes e mangás ja ganharam premios. Entre ele o prêmio de 2º lugar na Sétima Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC Campinas. "A 7ª edição do Motiv.se – Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas. Entre outras conquistas com mensão honrosa em congressos nacionais.
Para ler a noticia completa sobre o evento clique no botão abaixo
Atuações do psicólogo escolar mediadas pelos quadrinhos e animações para a elaboração dos silêncios (título provisório) Ancorado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, se insere no campo dos estudos qualitativos e caracteriza-se como pesquisa-intervenção-arte (SOUZA, 2021), Buscamos nesta pesquisa propor que práticas em psicologia, utilizando os animações e quadrinhos como mediadores, podem revelar a potência do silêncio e do vazio como mobilizadores de reflexão, expressão e processos imaginativos, possibilitando produzir ações de enfrentamento e transformação da realidade e construir novas possibilidades de futuro.